Google enfrenta processo por “roubar em segredo tudo o que é partilhado na internet” para treinar a sua IA

A Google está centrada em desenvolver as suas ferramentas de inteligência artificial para concorrer com o ChatGPT.

No entanto, a empresa americana está a ser acusada de abusos neste processo, podendo ter-se aproveitado de conteúdo de terceiros, sem permissão, para treinar a sua IA.

google bard ia
Publicidade

Google acusado de roubar conteúdos para treinar a sua inteligência artificial

Como noticiámos há alguns dias, a Google inclui nos seus termos a possibilidade de captar qualquer conteúdo na internet para o poder utilizar no Bard.

Face a este comportamento, a empresa americana está a ser alvo de uma ação conjunta por “ter roubado em segredo tudo o que é criado e partilhado na internet” para treinar o chatbot Bard. Este processo está direcionado à Google, IA DeepMind e Alphabet. 

Segundo este processo, a empresa americana aproveitou-se de informações pessoais e profissionais, de trabalhos criativos e escritos, fotografias e até emails que foram recompilados durante anos, em segredo, pela Google.

Esta informação foi também extraída de sites onde se podem encontrar bibliotecas de livros e obras criativas pirateadas.

google bard techbit

Uma das queixosas assina como J.L. e identifica-se como autora do New York Times e jornalista de investigação residente do estado do Texas. Esta afirma que a Google usou um PDF roubado de um dos seus livros para treinar o Bard e que a sua obra está agora disponível gratuitamente no chatbot.

Em comunicado, Halimah DeLaine Prado, conselheira geral da Google, referiu que a empresa foi clara durante todos estes anos que utilizava informações de fontes públicas para treinar os seus modelos de inteligência artificial e que a legislação americana permite o uso de informação pública para criar novas tecnologias.

Este processo é idêntico ao colocado também contra a OpenAI devido a esta empresa também ter utilizado dados pessoais para treinar o ChatGPT.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory