Descubra as inovações tecnológicas que revolucionaram o mundo do futebol nos últimos anos

O futebol é um dos maiores desportos do mundo, sendo também o mais popular. 

Embora na história tenha sido “inventado” pelos ingleses, é no Brasil que encontramos o título de “país do futebol”, isto devido às cinco conquistas do Campeonato Mundial.

Mas sabia que algumas mudanças tecnológicas provocaram uma verdadeira reviravolta no mundo futebolístico? Sim, é verdade!

Essas inovações melhoraram significativamente o jogo e tornaram tudo mais justo e equilibrado. 

A tecnologia não trouxe só uma vitória para as medidas de um jogo mais limpo no futebol, mas também para os apostadores.

Assim não haverá dúvidas nas jogadas e quem aposta poderá ficar de consciência tranquila de que fez a aposta certa e na plataforma certa como, por exemplo, a National Casino.

mundial de futebol
Publicidade

Como influenciaram estas mudanças o mundo do futebol?

Vamos agora conhecer essas duas mudanças e perceber como contribuíram para um jogo mais limpo e justo dentro do campo. Certamente já terá ouvido falar delas, mas nunca se aprofundou no assunto. 

Vamos ver mais detalhadamente!

Tecnologia de linha do golo

O nome pode parecer um pouco confuso, mas esta tecnologia foi uma verdadeira bênção para os jogos de futebol. Implementada em fase de teste em 2012, no Mundial de Clubes, tinha como objetivo tornar cada vez mais evidente se houve ou não um golo.

Isto é especialmente importante tendo em conta as dúvidas que surgiram no passado, como o famoso golo da Inglaterra no campeonato do Mundo de 1966, que até hoje levanta dúvidas.

Com a tecnologia de linha do golo, a resposta é clara e objetiva. 

Um chip inserido na bola envia um sinal para o relógio do árbitro, confirmando se houve efetivamente um golo.

Esta técnica foi oficialmente adotada em 2014, durante o Mundial realizado no Brasil. Não há como negar que se torna muito mais fácil descobrir se houve um golo ou não, o que contribui imensamente para o trabalho dos árbitros no que toca a decisões.

laliga realidade aumentada jogos futebol adeptos

VAR

O árbitro de vídeo é o mais conhecido e até se tornou um bordão na internet. O VAR (Vídeo Assistant Referee) é uma tecnologia que utiliza várias câmaras posicionadas ao redor do estádio para auxiliar o árbitro durante o jogo, especialmente quando existem dúvidas ou desentendimentos entre árbitros e árbitros assistentes.

Esta tecnologia ajuda a compreender e a manter o jogo mais justo e limpo, uma vez que as câmaras bem posicionadas captam as imagens. 

Deste modo, o árbitro, caso tenha dúvidas sobre uma jogada ou falta, pode verificar as imagens e tomar uma decisão clara sobre a validade ou não da jogada.

Graças ao VAR, as jogadas polémicas são revistas de forma precisa, garantindo uma tomada de decisão mais acertada. 

Isto promove a justiça desportiva e contribui para um futebol mais emocionante e confiável.

A tecnologia está a revolucionar o futebol, a tecnologia cobre os pontos “cegos” dos árbitros e justiça para o desporto mais amado do mundo. 

Com a tecnologia de linha do golo e o VAR, o futebol nunca foi tão emocionante e preciso. 

Esteja preparado para testemunhar um jogo mais justo e confiável, graças às maravilhas da inovação tecnológica.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory