Microsoft abre portas do escritório para capacitar centenas de alunos e professores

A Microsoft Portugal, em parceria com a Associação Visionarium, vai promover, entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, a Dream Space Week, uma semana de imersão em tecnologia com várias atividades lúdicas e de aprendizagem para cerca de 500 alunos e entre 50 e 100 professores do segundo ciclo do Ensino Básico.

Esta iniciativa irá decorrer nos escritórios da Microsoft Portugal, no espaço Dream Space, um centro STEM (science, technology, engineering and mathematics) para alunos e professores em Portugal desenvolverem e melhorarem competências que os preparará para o futuro.

Neste espaço, o objetivo será estimular a aprendizagem nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering, Arts, e Mathematics) e desenvolver a criatividade e colaboração entre a comunidade educativa, aplicando a tecnologia a novas formas de interação, nomeadamente através da exploração e simulação de jogos.

microsoft surface laptop go 2
Publicidade

Assim, cada turma terá, ao longo da semana, a oportunidade de explorar a plataforma Minecraft Education, onde terão de resolver uma série de desafios e aprender princípios de programação com Makecode Micro:Bit.

Os professores vão aprofundar conhecimento sobre os Aceleradores de Aprendizagem da Microsoft e descobrir como alavancar a Inteligência Artificial na sua prática letiva.

Numa altura em que Portugal continua a avançar nas competências digitais básicas, constatamos que apenas 29% das pessoas, entre 16 e 74 anos, tem um nível de competências digitais avançadas. Nesta nova economia, em que cada vez mais empregos vão requerer competências digitais e fluência em tecnologias como Inteligência Artificial, é fundamental dar resposta a este indicador e dotar todas as pessoas com as competências, ferramentas e tecnologia necessários para prosperarem no presente e futuro. Apostas como o espaço Dream Space, e iniciativas como a Dream Space Week, são fundamentais para instigar nos mais jovens, logo a partir do Ensino Básico, a paixão pelas áreas de STEM, fundamentais para que Portugal se transforme na Economia verdadeiramente digital que aspira ser.

Pedro Pinto Lourenço, Diretor Executivo para a Área do Setor Público da Microsoft Portugal

Além da Dream Space Week, as atividades do Dream Space ao longo do ano incluem workshops, visitas de estudo e a Dream Space TV, um projeto que consistiu na criação de vários vídeos lúdicos com demonstrações práticas de tecnologias aplicadas ao Ensino, motivando crianças e professores a aprender e ensinar de forma lúdico-didática.

Microsoft

Democratizar o acesso à IA a toda a comunidade educativa

A tecnologia de Inteligência Artificial voltou a afirmar-se, ao longo do último ano, e está já, também, ao serviço da Educação. Através da colaboração com as instituições de ensino, a tecnológica acredita que é possível tirar partido da IA para melhorar a eficiência e aumentar a produtividade no ensino, além de ajudar os alunos e os professores a prepararem-se para um futuro impulsionado pela IA.

Neste âmbito, a Microsoft irá apresentar durante a BETT, um evento que reúne a comunidade mundial de tecnologia dedicada à educação, e que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de janeiro, a sua primeira ferramenta de IA generativa criada para os alunos.

O Reading Coach permite aos alunos escolherem uma personagem, um cenário e um nível de leitura para criarem a sua própria história gerada por IA.

microsoft copilot windows

Funcionalidades adicionais, incluindo badges centrados no esforço e deteção de fluência integrada com feedback instantâneo, personalizam ainda mais o conteúdo e mantêm os alunos motivados para continuarem a praticar a leitura através do desenvolvimento da história.

O Reading Coach está disponível dentro e fora da sala de aula, tornando a IA responsável mais acessível a todos os alunos e professores.

Adicionalmente, no último ano, a Microsoft anunciou também a disponibilização do Microsoft Copilot com proteção de dados comerciais para todos os professores e alunos do Ensino Superior com 18 anos ou mais.

Além da elegibilidade do Copilot para o Microsoft 365, este inclui agora professores e colaboradores do setor da educação.    

Participe no sorteio:
sorteio impressora canon

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X