fbpx

Projeto do Windows 10 ARM nos Lumia 950 continua a evoluir e pode chegar ao Android

Há alguns anos, uma equipa de programadores pegou nos Lumia 950 e 950 XL e começou a tentar correr uma versão completa do Windows 10, tendo conseguido progredir com um port do Windows 10 ARM.

Embora este desenvolvimento já esteja a decorrer há algum tempo, a equipa continua a ter desenvolvimentos e anunciou recentemente ter conseguido correr a versão Windows 10 Build 19041 (20H1) com sucesso e com suporte a aplicações ARM64, ARM e X86.

Windows 10 ARM já é bastante funcional no Lumia 950

Além de terem conseguido colocar o sistema a correr no Lumia 950, a equipa de programadores também colocou grande parte dos sensores a funcionar, incluindo o sensor de luz, proximidade, acelerómetro e giroscópio.

É também possível resgatar a barra de navegação, de estado e notificações dos Lumia, utilizando para isso a aplicação MobileShell presente na loja de aplicações da Microsoft.

windows 10 arm lumia 950
Publicidade

As chamadas são garantidas pelo WOA Dialer, embora a conectividade não funcione em todas as regiões, e a função de Chat e SMS são também suportadas, ao contrário dos MMS que ainda não funcionam.

Uma outra grande novidade, é que esta equipa começou com desenvolvimentos para levar este port aos smartphones Android, podendo alargar em breve o leque de dispositivos suportados por este port do Windows 10 ARM.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade