Robôs não podem ter autonomia total na opinião dos colaboradores

Um estudo levado a cabo pela Kaspersky, revela que a maioria dos colaboradores não estão preparados para conceder total autonomia aos robôs.

A investigação sobre as consequências da automatização e do aumento da utilização da robótica e outros equipamentos baseados na IA, constatou que a maioria dos colaboradores não acredita que os robôs possam voltar a ficar funcionais de forma imediata em caso de um ciberataque ou de uma avaria.

possessed photography jIBMSMs4 kA unsplash robôs
Publicidade

77% dos europeus acredita que a recuperação total dos robôs levaria alguns dias ou semanas

Os ciberataques são perigosos a diversos níveis, uma vez que possuem a capacidade de afetar serviços de diversas formas. Desde o bloqueio de contas, ao roubo de dados, passando pelo controlo de máquinas, os cibercriminosos conseguem fazer todo o tipo de estragos uma vez que consigam aceder ao sistema que pretendem atacar.

Com a procura constante de novas formas de ataque, as empresas devem ter este problema em mente sempre que ponderem avançar com a automação de serviços, uma vez que robôs também são suscetíveis de serem atacados.

possessed photography dRMQiAubdws unsplash robôs

Apesar destes métodos aumentarem a eficiência e a produção, têm sempre o lado negativo que levanta algumas preocupações de cibersegurança em relação à sua fiabilidade. Com base nestes pontos, a Kaspersky realizou um inquérito para recolher opiniões sobre a robótica no local de trabalho junto de pessoas que trabalham em indústrias especificas, de forma a compreender se existem eventuais desafios ou questões de segurança que surjam quando se inserem robôs no local de trabalho.

De acordo com o estudo em questão, a maioria dos colaboradores em empresas com sistemas de automação na produção, estão cientes dos possíveis riscos de cibersegurança. Apenas 8% dos inquiridos europeus acreditam que os robôs defeituosos podem ser reparados imediatamente no caso de um ciberataque.

sufyan JUJzjthZnYU unsplash robôs

Mais de metade dos inquiridos (52%) espera que as operações de restabelecimento demorem algumas semanas ou mais e, os mais otimistas (25%) acreditam que as operações podia retomar o funcionamento normal dentro de poucos dias.

Uma outra preocupação que foi possível perceber com este estudo, é que as pessoas se mostraram preocupadas com a falta de controlo e regulamentação por parte de terceiros quando se trata de robôs e da sua autonomia.

image 42 robôs

Tendo em conta os riscos que uma rápida adoção da robótica pode causar, mais de metade (57%) dos inquiridos europeus dizem que não é claro quem assume a responsabilidade final se os robôs falharem durante um mau funcionamento do equipamento ou um ciberataque.

Esta é uma das razões pelas quais os funcionários querem manter posições de liderança para as pessoas. A maioria dos inquiridos (69%) acredita que os robôs podem aumentar a eficiência da produção, mas apenas com a supervisão humana. Apenas 18% dos inquiridos europeus estão dispostos a depositar total confiança na gestão de qualquer processo de produção a um robô com IA.

possessed photography U3sOwViXhkY unsplash robôs

“Neste estudo, pedimos aos inquiridos que avaliassem não só o nível de robotização das empresas, mas também a sua capacidade de resistir aos riscos cibernéticos relacionados. Verificou-se que muitos colaboradores tinham sentimentos mistos ao avaliar o grau de proteção dos robôs.”

Andrey Suvorov, Head of KasperskyOS Business Unit.
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory