Não sabe o que oferecer este Natal? O TechBit deixa-lhe algumas sugestões

Com o Natal à porta e sendo os portugueses especialistas em deixar tudo para a última hora, o TechBit reuniu alguns dos muitos produtos que passaram pelas nossas mão ao longo do ano 2023 para podermos criar uma lista que irá facilitar as escolhas de prendas.

Seja para a avó que precisa de um smartphone barato e intuitivo, ou para a irmã que se perde no banho a dar um concerto infinito, deixamos uma lista de prendas de Natal que podem agradar a toda a família e a todas as carteiras.

gift natal
Publicidade

Smartphones para todas as necessidades

Sendo um equipamento que se tornou essencial nos dias atuais, o smartphone é sempre algo que muitas famílias aproveitam para oferecer na altura do Natal para que possam dar um pouco mais a quem precisa de fazer um upgrade.

É uma prenda de Natal que, garantidamente, a pessoa vai utilizar e que vão estimar por não ser algo assim tão banal.

Dentro desta categoria, o TechBit teve a hipótese de testar diversos equipamentos de várias gamas. Então, vamos por partes.

Para aqueles que procuram um smartphone que sirva de prenda de Natal para alguém que o maior interesse é mesmo a fotografia e nada mais que a fotografia, o OPPO Reno 10 Pro 5G é um smartphone que reúne boas características e foi desenhado a pensar exatamente no ramo da fotografia mobile.

Para quem quiser aumentar a fasquia este Natal e oferecer o derradeiro equipamento para fotos, o Huawei Mate 50 Pro é, provavelmente, a melhor câmara de smartphone que nos passou pelas mãos em 2023. Mesmo sem os serviços Google, é uma prenda de Natal muto atenciosa para aumentar o nível de fotografia sem sombra de dúvidas.

Se a ideia é juntar tudo no mesmo pacote e oferecer um smartphone com uma excelente câmara, um processamento de topo e um design bem conseguido e que alberga tudo aquilo que se costuma querer num smartphone sem passar dos 1000€, a Xiaomi colocou no mercado o Xiaomi 13T Pro que tem todas estas características.

Para quem precisa de algo mais focado no estilo e quer oferecer um smartphone mais diferente do habitual, o mercado dos dobráveis é sempre uma opção elegante para apostar neste Natal.

Nesta situação, destacamos dois equipamentos que podem tornar-se uma prenda de Natal ideal: o Samsung Galaxy Z Flip 5, que este ano tornou-se um equipamento muito mais completo ao aumentar o tamanho e o número de funcionalidades do painel exterior; e o OPPO Find N2 Flip que é um smartphone dobrável elegante, com muito boas características e ainda com uma câmara de muito boa qualidade.

Samsung Galaxy Z Flip 5 (21)

Passando para os diferentes meios termos que existem dentro deste vasto mercado, as nossas recomendações de prendas de Natal passam também pelo recentemente anunciado Google Pixel 8, o smartphone desenvolvido pela Google e totalmente focado na IA. Tem características de topo, uma câmara fotográfica excelente e ainda oferece 7 anos de atualização de sistema, ou seja, é um presente feito para durar.

Se quiser oferecer todas as funcionalidades de IA da Google sem ter de gastar tanto dinheiro este Natal, o Google Pixel 7A está presente para satisfazer essas mesmas necessidades. Por menos de metade do valor (quando comprado através do Clube Viva da Vodafone) é possível conseguir todo o poder de IA da Google por volta dos 300€.

Um equipamento que merece um grande destaque é o Nothing Phone (2) que trouxe muitas melhorias face à primeira versão e, sem dúvida, será uma prenda de Natal diferente devido a todo o jogo de luzes que a traseira deste equipamento consegue oferecer, sendo assim algo quase único. Também dentro da mesma gama de ideias, recomendamos ainda o Redmi Note 12 Pro 5G que, apesar de não ser um presente todo iluminado, é um equipamento de gama média que tenta ser um topo de gama acessível, o que promete oferecer uma boa performance geral ao utilizador.

Para os mais idosos ou mesmo para as pessoas que não se preocupam com características técnicas e querem apenas estar ligadas aos seus familiares e amigos, deixamos a sugestão de Natal do SPC Discovery Pro, um smartphone com grandes capacidades a um preço muito acessível, e que conta já com entrada USB-C, NFC e uma bateria de longa duração. Existe a versão mais acessível deste smartphone, o SPC Discovery, mas pela diferença de preço mais vale apostar no Pro que consegue ficar mais bem servido de forma geral.

Se preferir optar por uma marca com mais nome de mercado, mas também mais cara, a Samsung tem um bom equipamento de valores mais baixos, o Galaxy A23 5G, que oferece já a possibilidade de aceder à rede 5G sem estourar por completo com a carteira dos consumidores.

Smartwatches e smartbands para complementar

Outro tipo de equipamentos que tem vindo a criar cada vez mais impacto na vida das pessoas são os smartwatches/smartbands. Estes pequenos wearables conseguem levar as pessoas a ter hábitos de vida mais saudáveis e permitem estar mais atentos a tudo o que se passa no mundo digital.

Desta forma, sendo um complemento do smartphone, mas também um acessório de moda, o TechBit recomenda diferentes modelos para diferentes pessoas.

Para quem procura um relógio mais composto e com funcionalidades para todo o tipo de situações, os topo de gama como o Galaxy Watch 6 ou o Huawei Watch 4 Pro vão ser duas opções a ter em mente. O primeiro pelo design mais digital e elegante com inúmeras funcionalidades no interior, o segundo pelo seu design mais clássico e semelhante a um relógio tradicional, mas igualmente cheio de funcionalidades de saúde e de desporto, com uma vantagem enorme que é a sua autonomia.

Se a ideia para o Natal é algo mais no meio termo, em que conseguimos um bom conjunto de funcionalidades, uma boa autonomia e um design que pode não ser o mais premium mas que consegue na mesma marcar a sua presença em qualquer evento, então teremos de recomendar o Huawei Watch GT 3 SE, que é um modelo mais simples, mais barato, mas igualmente capaz de mostrar o que vale.

huawei watch gt 3 se review

Dentro das smartbands, os equipamentos mais simples e mais acessíveis, mas igualmente capazes de levar os treinos a outro nível, a variedade é muito grande no mercado. Como tal, reduzimos a lista a dois modelos que nos pareceram os mais equilibrados para dois tipos de gostos.

O primeiro é a tradicional Xiaomi Smart Band 8, a fórmula do sucesso da Xiaomi que se mantém até aos dias de hoje como uma das smartbands mais conhecidas. Este novo modelo traz ainda mais funcionalidades e tem um foco maior no estilo, podendo ser utilizada como pendente, pulseira normal, pulseira de várias voltas e tendo ainda a possibilidade de ser agregada diretamente aos ténis para uma melhor monitorização de corridas.

Já no que diz respeito ao verdadeiro preço/qualidade, a nossa sugestão vai para a Redmi Smart Band 2 que, pelo seu preço reduzido, o ecrã maior e as funcionalidades todas que oferece, é possivelmente um dos presentes de Natal mais acessíveis que poderá encontrar dentro desta gama e que vai surpreender pelo que consegue fazer.

Tablets que vão do profissional ao entretenimento

Apesar dos tablets terem sido sempre um mercado instável, estes equipamentos ainda continuam a ter o seu lugar bem vincado na sociedade, especialmente nas questões de entretenimento. Mesmo assim, algumas empresas levam os equipamentos mais longe e permitem que estes sejam autênticos companheiros de trabalho.

Como o Natal é uma época em que se deve oferecer coisas necessárias ou algo que se queira, temos sugestões que vão desde o profissional ou entretenimento para que todos possam receber algo que de facto querem e precisam.

Sendo uma das máquinas mais completas deste segmento, preparado para qualquer tipo de desafio, o Samsung Galaxy Tab S9 Ultra é o rei dos tablets. Isto porque consegue ser um equipamento de laser incrível, com um ecrã mais que generosos e com uma resolução melhor que muitas televisões do mercado, acompanhado de um processador poderoso e de um sistema de som de topo. Este equipamento permite ainda tornar-se num verdadeiro computador (claro que continua a correr o sistema Android) graças ao modo DeX da Samsung e assim dar vazão a grandes quantidades de trabalho, chegando mesmo a poder substituir o computador portátil de muitos utilizadores.

Descendo um pouco a fasquia, e passando para uma gama capaz de ser utilizada profissionalmente para atividades mais simples, enquanto oferece a possibilidade de ser um excelente equipamento para consumir multimídia, temos então o Xiaomi Pad 6, o modelo mais recente da empresa que conta com um design muito elegante e com capacidades acima do esperado para a gama de preço em que se insere. O tablet oferece ainda um bom conjunto de colunas e um ecrã de tamanho mais que suficiente (apesar de IPS em vez de AMOLED) para o consumo de vídeos, filmes e séries.

xiaomi pad 6 tablet equipamentos eletrónicos

Se a ideia de oferecer um tablet este Natal é um equipamento focado maioritariamente no consumo multimédia, a Lenovo poderá ter a solução mais bem desenhada para esta situação com o Lenovo Yoga Tab 13. Sem sombra de dúvidas que é um equipamento diferente do habitual, pois conta com uma stand que o mantém em pé sempre que necessário já integrada no próprio equipamento, não tem câmara fotográfica e o preço não é o mais baixo do mercado, no entanto, as colunas integradas enchem a sala, o tamanho é ideal para transportar para qualquer lado e pode ainda ser ligado a um monitor ou TV graças à entrada micro HDMI integrada no equipamento.

Com um preço mais simpático, a Lenovo tem ainda o Tab P11 Pro que é focado na criatividade dos utilizadores, pelo que poderá se ruma prenda de natal muito interessante para quem ainda está a estudar. Este equipamento conta com a possibilidade de poder suportar o uso de uma caneta, podendo desenhar ou tirar notas com facilidade, tem um ecrã OLED de muito boa qualidade e uma autonomia que aguenta o dia todo a ser utilizado sem problemas.

Computadores para jogos e para trabalho

O fiel companheiro de trabalho e lazer, o computador, não poderia deixar de fazer parte das nossas sugestões de Natal. Seja para longos períodos a jogar, ou para despachar grandes quantidades de trabalho no dia a dia, é sempre uma boa prenda para se oferecer no Natal quando as pessoas precisam.

Começando pela área gaming, que poderá ser mais interessante para oferecer este Natal aos mais novos, os transportáveis podem ser as máquinas mais indicadas para quem procura algo com imensa potência, mas que possa ser levado para qualquer outro lado quando necessário.

ROG Strix g18 2023 analise

Dentro desta categoria temos duas sugestões: a primeira seria o ASUS ROG Strix G18 (2023), em termos de hardware oferece todos os requisitos para jogar qualquer jogo ou executar as tarefas mais exigentes, aliado a uma excelente refrigeração que procura manter o computador sempre frio e com elevado desempenho. As colunas são um grande ponto forte e peca pela sua baixa autonomia, no entanto, carrega a 280W pelo que conseguimos ganhar tempo de utilização rápidamente.

HP OMEN 17-CK1007NP

Como segunda opção deixamos o HP OMEN 17-CK1007NP, outro transportável capaz de aguentar tudo o que lhe mandarmos para cima. Tem ainda um excelente sistema de arrefecimento e um design bem conseguido, pecando apenas por ser mais ruidoso que o suposto e por ter um peso elevado para transportar constantemente.

Para os gamers mais contidos e que gostavam apenas de conseguir jogar em condições sem terem de gastar as poupanças todas, este Natal é possível conseguir esse equilíbrio com o Lenovo LOQ 16IRH8. Este é um computador mais pequeno e com um visual mais discreto, mas com capacidades gaming bastante boas para o preço que oferece.

Auscultadores são sempre uma boa prenda de Natal

Os amantes de música nunca dizem que não quando lhes oferecem algum tipo auscultadores de qualidade. Assim sendo, temos algumas sugestões que vão dos mais simples aos melhores equipamentos de áudio que já testamos.

Começando pelos Tribit FlyBuds C1, estes são uns auriculares simples mas com muito para oferecer. Não têm cancelamento ativo de ruído, mas também são bastante acessíveis a nível de preço. Os graves são bons, mas o maior destaque está nos médios e nos agudos, além de terem um design elegante com um toque de vermelho para destacar.

Passando para uma gama diferente, os Bose QuietComfort Earbuds II são auriculares de topo que já oferece ANC de muito boa qualidade e os graves são bem mais pronunciados. Os agudos conseguem ser claros e sem distorção mantendo os tons médios bastante perceptíveis. Contam ainda com uma autonomia bastante elevada para que possam andar consigo sem preocupações de bateria.

No campo dos auscultadores propriamente ditos a nossa recomendação vai para os Bose QuietComfort Ultra, os mais recentes anunciados pela Bose que, sem sombra de dúvidas, são os melhores que alguma vez testamos. Desde o conforto, à qualidade de som e mesmo a autonomia, tudo nestes auscultadores está desenhado para ser de topo, prometendo não desiludir ninguém neste Natal.

Gadgets para todas as situações

Apesar do Natal ser no Inverno, os dias de sol existem um pouco por todo o ano e, como tal, alguns gadgets podem ser mais úteis que outros nestes momentos em que não conseguimos ver nada à frente pela luz nos olhos.

É aqui que entra a nossa primeira recomendação para este Natal, os Ampere Dusk são mais que uns simples óculos. Estes gadgets podem ser adquiridos em duas versões, a normal e a Lite, sendo que a maior diferença entre ambos é que a versão normal conta com a possibilidade de reproduzir música através dos óculos. O que mais difere estes óculos dos restantes é que contam com uma lentes que podem ser ajustadas em termos de opacidade para poderem adaptar-se à quantidade de luz existente no meio envolvente.

Para isso, utiliza lentes eletrocromáticas cujo nível de tinta pode ser controlado através do smartphone ou através de um botão físico nos próprios óculos.

ampere dusk

Ainda dentro dos produtos da Ampere, a marca tem ainda outro gadget que achamos muito interessante, especialmente para aquele familiar que passa horas no banho a cantar para os milhares de fãs imaginários.

O Ampere Shower Power Pro é um gadget que se adapta à cabeça do chuveiro e que funciona com a passagem de água pelo interior do equipamento. Assim que a água começa a correr, o show pode começar e temos então um coluna instalada diretamente no chuveiro para que os concertos possam ter um novo nível de qualidade.

Além da parte divertida, a Ampere Shower Pro permite ainda controlar o consumo de água durante o banho assim como ter uma noção de qual a temperatura de água que está a passar pelo chuveiro.

Se por um lado os concertos são uma forma (mesmo que imaginária) de interagir com os fãs, há momentos em que queremos manter a nossa privacidade e deixar os estranho longe da nossa propriedade. Desta forma, manter um olho naquilo que nos pertence é sempre bom e é aqui que entra a Eufy S100.

Esta câmara exterior permite fazer um dois em um, iluminar o espaço e manter toda a área debaixo de olho para podermos controlar quem está a invadir o nosso espaço. Tem um armazenamento interno de 4GB, tem visão noturna e uma boa qualidade de vídeo em qualquer cenário. Além disso a iluminação pode ter várias cores e consegue ter um boa potência de forma geral, além de ser um gadget elegante que não vai destoar da restante decoração.

Para manter o jardim em condições e sempre bonito a rega é um fator crucial para o qual nem sempre temos muito tempo livre na nossa rotina. Para essas pessoas, o Natal poderá ser a altura ideal para receberem um Netro Spark, um sistema de rega inteligente que promete facilitar o trabalho de manutenção dos jardins.

Com o Netro Spark é possível gerir todo o sistema de rega de forma automática em qualquer parte do mundo sendo apenas necessária uma ligação à Internet. É ainda possível deixar o sistema tratar de tudo de forma automática e programar a rega consoante a previsão meteorológica, o que facilita bastante o trabalho do utilizador.

Mais ideias…

Estes são apenas alguns destaque que consideramos mais relevantes e que podem ser uma boa prenda de natal nesta época em que nunca se sabe bem o que devemos oferecer aos familiares e amigos.

No entanto, existem muitos mais artigos que já nos passaram pelas mão e sobre os quais deixamos a nossa opinião na página de Análises aqui do TechBit.

cropped techbit logo 1 Natal
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory