Vivo lançou o BlueOS, o seu próprio sistema operativo

As empresas chinesas têm procurado seguir um caminho independente do Android da Google.

Depois da Huawei e da Xiaomi, agora também a Vivo se prepara para se distanciar do Android com o lançamento do seu próprio sistema operativo, o BlueOS.

BlueOS – O novo sistema operativo da Vivo para smartphones

As marcas chinesas têm procurado desenvolver os seus próprios sistemas operativos de forma a não ficarem dependentes da Google ou de outras empresas americanas.

A primeira marca a fazer este caminho foi a Huawei, com o lançamento do HarmonyOS, seguido mais recentemente pela Xiaomi com o HyperOS.

blueos vivo
Publicidade

No entanto, esta mudança não ficará por aqui, depois da Vivo revelar também o seu novo sistema operativo, o BlueOS.

Ao contrário dos restantes sistemas, o da Vivo não é baseado em Android, sendo desenvolvido em Rust, uma linguagem de programação totalmente nova que torna os equipamentos incompatíveis com aplicações Android.

Segundo a empresa chinesa, este novo sistema operativo destaca-se pela sua eficiência, podendo funcionar até em equipamentos com CPU de 200 MHz e 32 MB de RAM, e é mais rápido que o Android em gestão de memória, velocidade de carregamento das aplicações e ocupação de memória.

blueos

Como é habitual nos dias que correm, terá também uma componente dedicada â inteligência artificial, tirando partido de um grande modelo que irá permitir gerar texto, imagens, voz e outro tipo de conteúdos.

A ser desenvolvido desde 2018, o BlueOS apenas será integrado, por agora, em smartwatches, com estreia no Vivo Watch 3.

Não há para já planos para a integração em smartphones, estando previsto o novo Vivo X100, planeado para 13 de novembro, usar o OriginOS, a interface Android da marca.

vivo x100

Certo é que os desenvolvimentos do BlueOS irão continuar e o plano é este substituir o Android nos smartphones a médio-longo prazo.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory