Análise ASUS Vivobook Pro 14X OLED – Um portátil pensado para os criativos

A ASUS é uma das principais fabricantes de computadores portáteis, tendo no seu portefólio equipamentos para todos os gostos, necessidades e carteiras.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o ASUS Vivobook Pro 14X OLED, um portátil desenhado para os criativos e para quem pretende um elevado desempenho aliado a uma qualidade de imagem irrepreensível.

Leia a nossa review deste equipamento e fique a conhecer a nossa opinião e experiência de utilização.

asus vivobook pro 14x oled
Publicidade

Características gerais do ASUS Vivobook Pro 14X OLED

A pensar nos utilizadores que precisam de aliar o elevado desempenho a um ecrã que reproduza fielmente as cores, a ASUS desenhou o Vivobook Pro 14X OLED, um computador que tem tudo o que os criativos necessitam.

Este portátil oferece um ecrã OLED NanoEdge 2.8K (2880 x 1800) de 14” com proporção 16:10, gama de cores 100% DCI-P3, 133% gama de cores sRGB, 600-nits de brilho, validação PANTONE® e certificação TÜV Rheinland para baixas emissões de luz azul.

O processador que integra este equipamento é o Intel Core i7-11370H, um SoC que, em conjugação com a placa gráfica NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050 oferece toda a potência necessária. Conta ainda com 16 GB de RAM e disco SSD PCIe® de 1 TB.

asus vivobook pro 14x oled

Para garantir o melhor desempenho, conta com 2 ventoinhas com tecnologia IceCool Plus, responsáveis por garantir o arrefecimento deste computador.

A bateria é de 63 Wh e integra carregamento rápido de 120W para repor rapidamente a bateria necessária para um dia de trabalho.

Em termos de conectividade, oferece WiFi 6 802.11ax e Bluetooth 5.1 (Dual band) 2*2 e integra:

  • 1x USB 3.2 Ger. 1 Tipo-A
  • 2x USB 2.0 Tipo-A
  • 1x Thunderbolt™ 4 suporta ecrã / fornecimento de energia
  • 1x HDMI 1.4
  • 1x 3.5mm conexão áudio combo
  • 1x Entrada DC
  • Leitor de cartões micro SD

O som é garantido por um conjunto de colunas com a assinatura da Harman/Kardon e conta com um teclado chiclete retroiluminado e câmara HD 720p.

O sistema operativo de fábrica é o Windows 10 Home, com atualização já disponível para Windows 11.

asus vivobook pro 14x oled
Publicidade

Design e funcionalidades

Com um design compacto (31.74 x 22.85 x 1.79 cm) e um peso relativamente baixo, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED é uma excelente opção para quem pretende trabalhar em mobilidade.

asus vivobook pro 14x oled

Toda a carcaça é construída em alumínio, aparentando uma excelente construção e uma elevada resistência. Apenas na zona circundante do ecrã é que é utilizado plástico.

O modelo em análise usa a cor Cool Silver, embora também exista em Comet Grey.

O design do equipamento é bastante simples, com a traseira a ser praticamente toda lisa, surgindo apenas a indicação e marca, em saliência, centrado num dos lados.

asus vivobook pro 14x oled

Na parte de baixo encontramos nas extremidades as colunas Harman/Kardon e as saídas de ar para as 2 ventoinhas de arrefecimento.

asus vivobook pro 14x oled

Na lateral esquerda encontramos duas portas USB e os leds de funcionamento e carga, enquanto do lado esquerdo voltamos a encontrar uma porta USB, uma porta USB Tipo-C Thunderbolt 4, uma porta HDMI, um leitor microSD, um jack 3,5mm e o conectar AC para carregamento.

Ao abrir o computador, encontramos o ecrã 16:10 que ocupa 86% da área total graças a uma moldura que embora não seja a mais reduzida, permite ter um bom aproveitamento de ecrã.

asus vivobook pro 14x oled

Na parte superior do ASUS Vivobook Pro 14X OLED encontramos a câmara frontal que inclui um sistema de privacidade controlado pelo botão físico posicionado do lado esquerdo. Do lado direito encontramos ainda o microfone.

Já na parte inferior, encontramos o teclado chiclete retroiluminado, o botão de ligar/desligar com sensor de impressões digitais e o touchpad.

asus vivobook pro 14x oled

Por cima das teclas podemos encontrar alguns símbolos ilustrativos e, entre o ecrã e o teclado, mais uma saída de ar.

Publicidade

Ecrã OLED NanoEdge de 14″

As 14″ do ecrã do ASUS Vivobook Pro 14X OLED são, para mim, a medida correta para um equipamento que se quer usar em mobilidade.

Embora as 15,6″ (ou até superior) funcionem melhor para trabalhar certos pormenores nas edições, a dimensão deste ecrã é mais que suficiente para fazer grande parte dos trabalhos, podendo ligar-se a um monitor de maiores dimensões quando o trabalho assim o exige.

asus vivobook pro 14x oled

Com o ecrã OLED presente neste equipamento, a gama de cores é bem viva e reproduzida de forma bastante fiel e realista. A ajudar na afinação da cor temos a certificação da PANTONE® que garante uma precisão de nível profissional.

Este ecrã oferece um excelente escalonamento do brilho, com um valor máximo bastante interessante que garante e uma boa visibilidade ao sol. Além disso, mantém sempre um bom nível de detalhe e um constraste bastante marcado. Como é comum neste tipo de ecrãs, também os pretos são mais realistas pois apenas são ativos os pixeis necessários para representar a imagem.

asus vivobook pro 14x oled

Para proteção dos olhos, este ecrã reduz significativamente os níveis de luz azul, sendo certificados pela TÜV Rheinland e SGS.

Os ângulos de visão do ecrã do ASUS Vivobook Pro 14X OLED são também excelentes, permitindo visualizar o conteúdo de qualquer ângulo.

asus vivobook pro 14x oled

Sendo este um dos pontos-chave deste modelo, a ASUS não olhou a esforços e incluiu as melhores tecnologias para ajudar os criativos a criar projetos o mais próximo possível à realidade.

A adaptação aos 16:10 pode ser complicada no início, devido a parecer um ecrã mas quadrado, mas rapidamente se cria hábito a este formato.

Touchpad com Dialpad

Um dos grandes destaques do ASUS Vivobook Pro 14X OLED é o DialPad que inclui no touchpad e que permite aceder rapidamente a atalhos adaptados à aplicação que está aberta.

asus vivobook pro 14x oled

Para o ativar, basta fazer um movimento de slide do canto superior direito (existe um círculo a marcar a posição) para o centro, movimento que permite ativar o DialPad no lado esquerdo.

asus vivobook pro 14x oled

Depois, tal como os antigos iPod, basta fazer slide no círculo para controlar a roda de atalhos que surge no ecrã.

asus vivobook pro 14x oled

Quando usado no ambiente de trabalho, esta opção permite controlar o som e o brilho. No entanto, quando se alia este recurso a um software de edição de imagem ou vídeo, permite o acesso a um número alargado de opções, como a espessura do pincel, zoom, acesso às camadas e outras opções.

Embora seja um recurso importante para quem edita diariamente conteúdos, esta é na verdade uma opção que obriga a algum hábito. Além disso, o seu funcionamento poderá não ser muito prático, uma vez que ocupa uma parte significativa do touchpad (reduzindo a área para movimento do cursor), além de se tornar algo difícil navegar pelas várias opções.

Caso o utilizador esteja a utilizar um rato, esta opção torna-se ainda mais irrelevante, dado que se torna mais simples usar os atalhos do teclado.

asus vivobook pro 14x oled

Teclado chiclete retroiluminado

Um fator também importante para os criativos é a qualidade do teclado e a sua facilidade de uso.

O teclado de estilo chiclete incluído no ASUS Vivobook Pro 14X OLED mostrou-se uma excelente qualidade, sendo bastante confortável na escrita, além de apresentar os atalhos bem posicionados e acessíveis.

asus vivobook pro 14x oled

A tecla ESC e os cursores estão bem destacados, facilitando a sua identificação.

Para quem gosta de escrever com pouca luz ou no escuro, este computador dispõe de uma retroiluminação de 3 níveis que torna o teclado perfeitamente usável nestas condições.

Sensor de impressões digitais

Posicionado no botão de ligar e desligar, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED possuí um sensor de impressões digitais para acelerar o acesso ao computador e aumentar a segurança do utilizador.

Toda a configuração é realizada de forma rápida, através do Windows Hello na configuração do Windows, e permite registar mais do que um dedo.

Este é um excelente método para iniciar sessão, sendo bastante rápido quando funciona. No entanto, por vezes foi difícil identificar a impressão digital e era necessário colocar o código PIN após vários reconhecimentos falhados.

asus vivobook pro 14x oled

Colunas Harman/Kardon

O ASUS Vivobook Pro 14X OLED está equipado com colunas Harman/Kardon, colocadas nas laterais do computador.

Cumprindo a grande expectativa que geram, estas colunas apresentam uma boa qualidade de som, com um bom volume máximo e um bom equilíbrio que permitem criar um ambiente imersivo quando o utilizador vê um filme/série ou a ouvir música.

Embora, como é óbvio, não substituam um equipamento externo de áudio, a verdade é que são bastante competentes quando não é possível utilizar outra opção.

asus vivobook pro 14x oled

Software

De origem, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED traz o Windows 10 Home. No entanto, a partir do momento que se inicia sessão pela primeira vez, está de imediato disponível a atualização para o Windows 11.

Com a atualização o sistema ganha novas funcionalidades e uma grande evolução estética, mas todas as aplicações da ASUS se mantêm.

asus vivobook pro 14x oled

My ASUS

O ASUS Vivobook Pro 14X OLED traz pré-instaladas algumas aplicações da marca.

A My ASUS é uma das apps principais, permitindo centrar num único sítio grande parte das opções de personalização do computador.

my asus

Para aceder a esta aplicação pode-se utilizar o ícone da aplicação ou usar o atalho presente no teclado.

asus vivobook pro 14x oled

Além de apresentar a informação genérica sobre o seu ASUS Vivobook Pro 14X OLED e o seu estado geral, permite ainda instalar ouras aplicações ou alterar opções de bateria, ecrã, áudio, dispositivos de entrada ou desempenho.

A My ASUS permite aceder ao Link to my ASUS ou ao GlideX, duas ferramentas que permite aceder ao conteúdo de um smartphone, projetar o ecrã do telemóvel no ecrã ou usar o smartphone como monitor secundário do portátil.

Poderá ainda aceder a algumas opções de diagnóstico e de apoio ao cliente.

my asus

Está ainda disponível outra aplicação que permite adicionar um símbolo no ecrã que, ao carregar, fornece diversos atalhos rápidos.

Desempenho

Se este é um computador pensado para os criativos e para a edição de conteúdo multimédia, é importante que apresente hardware à altura deste desafio.

Para isso, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED está equipado com um processador quad-core Intel Core™ i7-11370H, 3.3 GHz (12M Cache, até 4.8 GHz) acompanhado por um placa gráfica integrada Intel® Iris™ Plus Graphics para tarefas mais simples e uma placa gráfica NVIDIA® GeForce® RTX™ 3050 4GB GDDR6 (Boost até 1500MHz a 35W (40W com Dynamic Boost) para trabalhos gráficos mais exigentes.

asus vivobook pro 14x oled

Inclui ainda uma RAM de 16GB LPDDR4 (soldada e não atualizável) e um armazenamento SSD 1 TB M.2 NVMe™ PCIe® 3.0 com expansão por um slot M.2 2280 PCIe 3.0×4.

Conjugando todos estes elementos, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED está equipado com todos os argumentos para apresentar um desempenho irrepreensível.

Na utilização diária deste equipamento, nunca negou a execução de qualquer tarefa, seja uma simples navegação na internet, a reprodução de um filme ou trabalhos mais exigentes no Adobe Photoshop e Premiere.

Testámos também a execução de jogos e tudo correu de forma bastante fluída sem qualquer lag.

asus vivobook pro 14x oled

Para que seja possível manter um desempenho constante sem a existência de Throttling, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED incorpora duas ventoinhas de até 45W com tecnologia IceCool Plus cujo desempenho pode ser afinado em 3 níveis na app My Asus.

asus vivobook pro 14x oled

As ventoinhas são silenciosas, não gerando um barulho demasiado incomodativo na maior parte dos modos. Embora o computador aqueça sempre um pouco, a verdade é que conseguem garantir um bom arrefecimento durante a execução de tarefas mais exigentes.

Ao nível da conectividade, o WiFi 6 ligou-se com sucesso ao router de casa garantindo uma ligação bastante estável e com excelentes velocidades que permitiram jogar online sem qualquer problema.

Autonomia e carregamento

Em termos de bateria, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED inclui uma bateria de 63 Wh. Caso não se executem tarefas muito exigentes, a bateria aguenta praticamente um dia de trabalho, sendo a sua autonomia reduzida consoante a exigência das tarefas.

asus vivobook pro 14x oled
Caso a bateria não seja suficiente para o que pretende, o carregador de 120W com carregamento rápido garante uma rápida reposição de energia.

Embora o ASUS Vivobook Pro 14X OLED disponha de uma entrada USB-C, é pena não permitir carregar por esta porta, algo que poderia ser útil em várias ocasiões.

Em resumo…

Para quem procura um ultrabook que garanta um equilíbrio entre um bom desempenho, um formato transportável, bom som e bom ecrã, o ASUS Vivobook Pro 14X OLED é uma escolha acertada.

Embora existam equipamentos que apresentem melhor desempenho, este portátil tem tudo o que é preciso para utilizadores muito ou pouco exigentes.

asus vivobook pro 14x oled

O DialPad não se mostrou, na minha opinião, com grande utilidade e o sensor de impressões digitais poderia ser mais preciso.

Embora os 1399€ pedidos por este modelo sejam algo elevados (disponível a 1073€ na Amazon), o ASUS Vivobook Pro 14X OLED apresenta um equilíbrio bastante interessante que não deixará ninguém desapontado.

asus vivobook pro 14x oled

O Techbit agradece à ASUS a cedência do ASUS Vivobook Pro 14X OLED para análise.

ASUS Vivobook Pro 14X OLED

1399€
9.1

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

9.0/10

PERFORMANCE

9.0/10

SOM

9.5/10

AUTONOMIA

9.5/10

DESIGN

8.5/10

Pros

  • Ótima qualidade de ecrã
  • Qualidade de som

Contras

  • Falhas do sensor de impressões
  • Dialpad pouco funcional
  • Moldura de plástico à volta do ecrã

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory