Análise Canon PowerShot PX – Câmara para captar os momentos em família

A Canon é uma das marcas mais populares em termos de fotografia.

Além das populares máquinas fotográficas mirrorless, a marca tem também uma grande variedade de outros produtos interessantes, como é o caso da Canon PowerShot Zoom que analisámos recentemente.

Olhando para outros produtos distintos da marca, encontramos a Canon Powershot PX, uma câmara ideal para captar os melhores momentos em família ou com amigos.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar esta câmara e partilhamos agora a nossa opinião e análise.

canon powershot px review
Publicidade

Canon PowerShot PX Review – Uma câmara para captar a foto perfeita dos pequenos momentos em família

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar a Canon PowerShot PX Review, uma câmara fotográfica diferente do habitual.

Em vez de ser necessário uma pessoa para tirar fotografias, esta câmara ao estilo de câmara de vigilância que capta fotografias de forma autónoma.

Basta colocar este equipamento no centro da sala ou numa mesa e deixar que ela procure automaticamente as pessoas e capte fotografias dos momentos de convívio.

Esta câmara mede cerca de 56,4 mm x 81,9 mm, pesa 170 gramas e utiliza um sensor CMOS de 1/2.3 que capta fotografias em 11.7 MP e vídeos em FullHD a 60 fps e um processador de imagem DIGIC 7.

Utiliza uma objetiva de zoom de 19-57 mm (zoom ótico 3x e zoom digital 3x) com capacidade de deslocar-se 340º e de inclinar 110º de forma a tentar encontrar pessoas em todo o redor da câmara.

canon powershot px review

Em modo grande angular tem uma distância de focagem de 20 cm e 30 cm em modo teleobjetiva.

O carregamento é realizado através de um conector USB-C, utiliza para armazenamento um cartão MicroSD (sem armazenamento interno) e permite conectar ao smartphone, através da app MiniPTZ usando Bluetooth 4.1 e Wi-Fi IEEE802.11b/g/n 2,4 GHz.

A bateria integrada dura entre 2 a 5 horas, dependendo da frequência de disparo, e pode ser carregada em cerca de 2 horas.

canon powershot px review

Câmara compacta e fácil de colocar em qualquer lado

A Canon PowerShot PX é uma câmara fotográfica, parecida a uma webcam ou câmara de vigilância de interior, que pode ser colocada em qualquer lado de forma a captar fotografias automaticamente das pessoas em redor.

Com dimensões compactas, consegue-se colocar facilmente em qualquer local desde que tenha uma base plana.

canon powershot px review

No centro deste equipamento encontramos a câmara que se consegue deslocar em toda a volta.

canon powershot px review

Logo abaixo, localiza-se um led de estado, o botão de ligar/desligar e o botão de ativar a conexão WiFi.

canon powershot px review

Além disso, encontramos também o slot para cartão MicroSD e o conector USB-C.

Funcionalidades e conectividade ao smartphone

A Canon PowerShot PX pode ser conectada ao smartphone para ser configurada, personalizar opções e visualizar as fotografias captadas.

Para isso, deve instalar no seu smartphone a aplicação Connect app for Mini PTZ Cam, disponível para Android e iOS, e seguir os passos para conectar a câmara.

canon powershot px review

Através desta app é possível visualizar o estado da câmara ou visualizar e descarregar as fotografias captadas.

canon powershot px review

Pode também captar em tempo real fotografias ou vídeos com a câmara, podendo controlar a deslocação e o zoom.

canon powershot px review

Ao nível das definições, pode configurar os modos de captura (padrão ou com prioridade a ambientes internos), registar pessoas favoritas através da identificação facial e definir prioridade à captação de imagem destas pessoas.

Pode também escolher o modo de captura automática, onde pode selecionar se pretende captar fotos/vídeos ou só fotografias e a frequência e intervalo de pesquisa e zoom na captação automática.

canon powershot px review

Nos ajustes básicos, pode ainda selecionar o idioma do comando de voz (não há português), escolher a proporção de imagem e a qualidade de gravação dos vídeos, entre outras opções.

canon powershot px review

Embora o controlo da câmara seja realizado com recurso a uma aplicação, infelizmente obriga a uma conexão local ao WiFi da máquina, não podendo ser controlada à distância ou com recurso aos assistentes da Google, Apple e Amazon.

Controlo por voz

Além da aplicação, pode também optar por controlar a câmara através de voz.

Embora não esteja disponível em Português, pode dar comandos à Canon PowerShot PX de forma a esta realizar algumas ações.

Para isso basta dizer, no caso do inglês, “Hello Pixie!” seguindo de um dos seguintes comandos:

  • Take a picture – Tirar uma fotografia
  • Start Recording – Começar a gravar vídeo
  • Stop – Parar gravação
  • Find Someone else – Procurar outras pessoas ou assuntos para fotografar

Esta funcionalidade funciona bastante bem, com a câmara a conseguir ouvir o comando de voz mesmo sendo este dado a alguns metros de distância.

canon powershot px review

Canon PowerShot PX pode ser utilizada como webcam no computador

Além da captação de fotografias de forma autónoma, a Canon PowerShot PX pode ser também utilizada como webcam do computador.

Esta funcionalidade está apenas disponível para computador com Windows 10 ou Windows 11, sendo preciso instalar a aplicação Webcam Utility sem fios para a Minicâmara PTZ 1.0.

Captação e qualidade de fotografia e vídeo

Para captar as melhores imagens dos momentos de convívio, a Canon PowerShot PX utiliza o reconhecimento de motivos e caras para encontrar os melhores motivos para capturar as melhores imagens.

A câmara anda em redor (340º) à procura do que fotografar e utiliza a inclinação e o zoom para capturar os melhores momentos de convívio e as pessoas despercebidas de forma a encontras os melhores retratos.

O sistema de captação automático funciona bem, embora tenham existido momentos em que pensava que a Canon PowerShot PX estava a captar fotografias, quando, na verdade, estava a fazer vídeo.

canon powershot px review

Qualidade de fotografia e vídeo

A qualidade apresentada está, infelizmente, longe de uma máquina compacta.

No exterior, as fotografias ficam com uma qualidade razoável, mas em interiores deixa um pouco a desejar, mesmo com boa iluminação natural

As fotografias ganham muito grão e tem pouco detalhe. Além disso, como muitas vezes as fotografias são tiradas a motivos em movimento, podem surgir diversas captações desfocadas ou com arrastos, o que acaba por ser normal.

No entanto, no geral, a qualidade não surpreende e fica abaixo da expectativa para uma câmara com o cunho Canon.

Já em relação ao vídeo, apresenta uma qualidade ligeiramente melhor que as fotografias, mas mantendo o mesmo problema de grão e definição. Os clipes de gravação têm, no máximo, 30 segundos.

Autonomia

Quanto à autonomia, esta câmara cumpre com os valores anunciados.

Definindo o ritmo de disparos mais elevado, conseguimos registar cerca de duas horas e meia de captação de imagens. A câmara também funciona se estiver conectada ao carregador.

canon powershot px review

Em resumo…

Embora não apresente a mesma qualidade de uma DSLR ou uma compacta dedicada a fotografia, a Canon PowerShot PX destaca-se por captar fotografias e vídeos de forma autónoma sem interação de nenhuma pessoa.

Basta colocá-la numa zona central ou num local de passagem e esta irá se encarregar de reconhecer motivos e caras de forma a captar os melhores retratos e imagens.

Embora nem sempre funcione da forma que pretendemos (por vezes está a filmar em vez de fotografar ou nem sempre tira as fotografias nos momentos que queremos) existe sempre possibilidade de controlar através da aplicação ou por voz para captar conteúdos no momento certo.

canon powershot px review

A aplicação para smartphone, disponível para Android e iOS, é completa e fácil de utilizar, embora só pode ser utilizada quando o smartphone conecta diretamente ao WiFi da câmara, não havendo hipótese de controlo quando está fora de casa.

As fotografias têm melhor qualidade quando utilizada a câmara ao ar livre, ficando com uma qualidade um pouco mais reduzida quando usada em ambientes interiores ou ambientes com pouca luz.

Em termos de autonomia, a Canon PowerShot PX cumpre o prometido, permitindo captar mais de duas horas de imagens com uma única carga.

canon powershot px review

A Canon PowerShot PX pode ser adquirida na loja da Canon ou num revendedor oficial por 369,99€, um valor algo alto, mas que compensa pela facilidade com que se capta imagens em qualquer situação.

O Techbit agradece à Canon a cedência da Canon PowerShot PX para análise.

Canon PowerShot PX

369,99€
7.7

Configuração e usabilidade

8.0/10

Qualidade fotográfica e vídeo

7.0/10

Estabilização e focagem

7.0/10

Autonomia

8.0/10

Funcionalidades

8.5/10

Pros

  • Captação autónoma
  • Compacta e fácil de posicionar

Contras

  • Conexão ao smartphone limitado a WiFi local
  • Falta de português no controlo por voz
  • Pouca qualidade em fotografia em interiores
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory