OpenAI muda estratégia e passa a trabalhar com o exército americano

Desde o início da sua atividade que a OpenAI proibia a utilização do seu modelo de linguagem para usos militares ou de guerra.

No entanto, e empresa americana alterou no início do ano o seu regulamento para abrir portas a este setor, algo que se tornou rapidamente polémico.

chatgpt openai
Publicidade

OpenAI está já a trabalhar com o governo americano

A inteligência artificial está a crescer bastante rápido e a ser aplicada em grande parte dos produtos e serviços que usamos no dia a dia.

Para fins militares, existia até agora um cuidado para tentar manter essa distância, com empresas como a OpenAI a proibirem a utilização do seu modelo de linguagem para fins militares.

No entanto, de forma silenciosa e sem grande publicidade, a empresa americana alterou o seu regulamento no passado dia 10 de janeiro, eliminando este ponto e abrindo a porta ao trabalho com governos e exércitos.

Questionada sobre este tema, a OpenAI afirmou que em vez de utilizar as palavras “militar e guerra” decidiram realizar uma alteração para proibir o uso da inteligência artificial para magoar os outros.

openai

Além disso, a empresa americana refere ainda que já está a colaborar com a Agência de Projetos de Investigação Avançados de Defesa, conhecida como DARPA e pertencente ao exército americano, para desenvolver novas tecnologias militares.

Sobre este tema, refere que a política não permite o desenvolvimento de armas, sistemas de vigilância ou destruição de pessoas ou locais, afirmando que estão a trabalhar em novas ferramentas de cibersegurança para proteger o software de código aberto.

Embora a OpenAI garanta que tem a situação controlada para que a inteligência artificial não seja usada para fins nefastos, a verdade é que depois de entrar na parte militar poderá ser fácil evoluir para outro tipo de utilizações.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory