fbpx

DontKillMyApp permite saber quão agressivo é o seu sistema Android com as aplicações a correr de fundo

Certamente se lembra do tempo em que o Greenify era uma das aplicações mais populares para Android, permitindo matar aplicações que estivessem a correr de fundo de forma a permitir poupar bateria.

Com a evolução do sistema Android, as marcas foram aumentando a capacidade das baterias e melhorando os sistemas de gestão de bateria de forma a oferecer ao utilizador melhores tempos de utilização.

No entanto, na ânsia de otimizar ao máximo a autonomia dos equipamentos, algumas marcas tornaram os seus sistemas bastante agressivos com as aplicações que correm de fundo.

Depois de ver a sua aplicação Sleep as Android sofrer com este comportamento do sistema, a Urbandroid lançou agora a aplicação DontKillMyApp de forma a monitorizar a agressividade de cada interface Android com as aplicações que  correm de fundo.

Verifique a agressividade do modo de poupança de bateria com o DontKillMyApp

Há uns meses, a equipa do Urbandroid lançou um website chamado DontKillMyApp onde catalogava as marcas segundo a sua agressividade perante as aplicações a correr de fundo. Estes eram dados gerais, mas permitiam perceber o comportamento do UI de cada marca.

Agora, a empresa foi mais longe e lançou uma aplicação para Android com o mesmo nome que permite verificar o nível de agressividade específico  em cada equipamento.

Para fazer esta análise, o utilizador necessitará de correr a aplicação entre 1 a 8 horas, não sendo recomendado que utilize o equipamento ou que o coloque a carregar.

Publicidade

A aplicação irá então lançar uma notificação persistente, assim como lançar algumas tarefas de fundo a cada 10 segundos e lançar um alarme a cada 8 minutos (sem a parte do toque). Desta forma consegue verificar quais as ações que foram executadas e quais foram bloqueadas pelo sistema.

Para parar, basta aguardar que chegue ao fim do tempo definido ou carregar no botão de stop que estará sempre presente na notificação persistente. Ao terminar, irá ser gerado um relatório com a informação recolhida.

Esta aplicação está disponível na Play Store como acesso antecipado e poderá já testá-la no seu equipamento.

Esta foi a forma encontrada pela Urbandroid para protestar contra a agressividade dos modos de poupança de bateria que complicam o desenvolvimento de aplicações que necessitam de correr serviços de fundo.

Fonte: Android Police

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade