Epic vence Google em tribunal ao conseguir que Play Store fosse considerada monopólio

A guerra em tribunal entre a Google e a Epic games, que se arrasta há três anos, chegou finalmente ao fim com o anúncio do veredicto por parte do juiz.

A Google perdeu o processo e a Play Store foi considerada um monopólio.

google play store
Publicidade

Epic ganha processo em tribunal contra a Google

A Epic lançou inicialmente o Fortnite no Android na Galaxy Store, como um exclusivo para os utilizadores da Samsung.

Passado algum tempo, a empresa americana decidiu alargar o suporte para os restantes utilizadores do sistema Android, mas, em vez de utilizar a Play Store, criou um instalador próprio disponível no seu website para evitar pagar os 30% de comissões que a Google exige em todas as compras dentro da app. E foi aqui que começaram os problemas.

18 meses depois da chegada à Galaxy Store e do lançamento do seu próprio instalador, a Epic decidiu avançar com a inclusão do Fortnite na Play Store. No entanto, decidiu contornar as regras e criar o seu próprio sistema de pagamentos.

fortnite epic games

Foi criada a moeda virtual PaVos que os utilizadores poderiam comprar de duas formas. Ou através do sistema de pagamentos da Epic Games com acesso a um desconto ou através do meio de pagamentos da Play Store sem qualquer redução.

Esta decisão levou a que a Google tenha avançado com a eliminação desta app da sua loja, rebentando a guerra entre ambas as empresas em 2020.

Desde essa altura que este processo segue em tribunal, onde foram feitas diversas revelações como foi o caso das condições preferenciais do Spotify e de outras empresas nas comissões da Play Store.

Após várias sessões, este processo está agora a chegar ao fim, tendo a Google sido considerada culpada. A Play Store foi considerada como um monopólio no mercado de distribuição de aplicações Android, no mercado de serviços de faturação e foi ainda provada a existência de acordos anticoncorrenciais com alguns players.

Para finalizar este processo, será agora marcada para janeiro uma nova audiência onde o juiz vai determinar as consequências desta decisão.

play store

Epic também já enfrentou a Apple num processo similar

Além da Google, a Epic também já enfrentou a Apple num processo referente ao monopólio da App Store e das política anticoncorrenciais.

Este processo foi mais simples e rápido que o da Google, tendo resultado num empate técnico. A Epic Games foi obrigada a pagar 30% das receitas de 12,167,719 dólares realizados no Epic Direct Payment, por utilizadores iOS, entre agosto e outubro de 2020.

Do lado contrário, a Apple foi obrigada a aceitar os sistemas de pagamentos externos à sua app store dentro das aplicações.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory