Google poderá usar tecnologia da Huawei no Android 13

A Huawei tem estado em dificuldade no mercado dos smartphones depois de ter sido impedida de aceder a tecnologia norte-americana para os seus equipamentos.

No entanto, mesmo com o embargo comercial a manter-se, poderá ser agora a Google que necessita de utilizar tecnologia da Huawei para melhorar a nova versão do seu sistema operativo, o Android 13.

huawei
Publicidade

Google irá necessitar de utilizar tecnologia da Huawei no Android 13

A relação comercial entre a Google e a Huawei tem sido praticamente inexistente depois de Trump ter limitado a venda de tecnologia para as empresas chinesas.

Este acontecimento levou a uma queda quase instantânea dos smartphones da Huawei que deixaram de poder estar equipados com os serviços da Google e com vários componentes fabricados com tecnologia americana.

Embora se mantenha este embargo na troca comercial, surge agora uma situação que tem sido recebida com alguma ironia.

Android tiramisu

Depois da utilização de equipamentos e tecnologias da Huawei ter sido retirada das muitas empresas americanas, como foi o caso das redes 5G, foi agora revelado que a Google poderá utilizar uma tecnologia proprietária da Huawei no Android 13.

Falamos do Enhanced Read-Only File System (EROFS), um sistema de leitura de ficheiros desenvolvido por Xiang Gao quando desempenhava um cargo de engenheiro na Huawei.

O EROFS poderá assim ser incluído no Android 13 de forma nativa, permitindo uma maior velocidade de leitura e uma maior compressão no armazenamento dos dados, garantindo uma redução do espaço ocupado em memória.

huawei

Uma vez que este sistema foi integrado no Linux 5.4, esta tecnologia foge às limitações impostas pelo bloqueio do governo americano, podendo assim ser integrado na nova versão do sistema operativo da Google.

Esta informação chegou pela Esper, que afirma que esta mudança irá ser implementada de raiz no novo sistema, embora só seja implementada em novos equipamentos que tragam esta versão de fábrica.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory