Smartphones com funcionalidades de IA poderão necessitar de 20 GB de RAM

Com o grande boom da inteligência artificial alavancado pelo ChatGPT, hoje os principais fabricantes estão a fazer um grande esforço para integrar estas funcionalidades nos seus equipamentos.

Embora já se comece a ver um grande foco nesta funcionalidades no Google Pixel 8 e nos futuros Samsung Galaxy S24, um estudo indica que as funcionalidades avançadas desta tecnologia irão exigir pelo menos 20 GB de RAM.

inteligencia artificial
Publicidade

Smartphones terão de ter pelo menos 20 GB de RAM para usufruir em pleno da inteligência artificial

O futuro dos smartphones e do mercado tecnológico está hoje intimamente ligado à inteligência artificial.

Smartphones como o Google Pixel 8 já apresentam uma grande e profunda integração, mas será no futuro que iremos ver cada vez mais funcionalidades avançadas a chegarem a estes equipamentos.

Embora esta possa ser uma evolução bastante interessante para a produtividade e uso destes equipamentos, irá também exigir um consumo de RAM bastante relevante e que os equipamentos atuais não estarão preparados.

huawei mate 60 pro smartphone ram rom

Um topo de gama atual deverá ter como standard 8 GB de RAM e, nas suas versões mais caras, avançar para os 12 ou 16 GB de RAM, sendo os 24 GB ainda raros.

No entanto, para dar conta das funcionalidades avançadas da inteligência artificial, aponta-se que os smartphones terão de ter pelo menos 20 GB de RAM.

Porque é necessário tanta RAM para a inteligência artificial?

Há medida que as funcionalidades de inteligência artificial aumentem, irá também ser necessário aumentar a capacidade do equipamento pensar.

Para isso, será preciso dar ao smartphone uma maior quantidade de RAM para permitir executar aguentar toda a operação, como indica esta informação.

necessidade ram ia smartphones

Se considerarmos as capacidades generativas de imagens, então este estudo aponta apenas a necessidade de 12 GB de RAM. No entanto, ao entrar no mundo dos assistentes virtuais baseados em IA, então as necessidades irão aumentar acima dos 20 GB.

Alguns smartphones já incluem hoje em dia 24 GB de RAM, embora ainda falte algum tempo até que esta capacidade se torne padrão num topo de gama.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X