Ciberataques aumentaram 36% em seis meses

Os hackers continuam atentos e aproveitam-se do facto de a grande maioria da população estar em trabalho remoto para aumentar o número de ciberataques à escala mundial.

Os números são avançados pelo 2021 Mid Year Report: Cyber Attack Trends, um estudo que evidencia as mais recentes tendências do cibercrime e como estas têm evoluído ao longo dos últimos seis meses.

hacker REvil ransomware
Publicidade

Todos os setores têm sido afetados por diversos ciberataques

A Check Point Research foi responsável por avançar com os números divulgados e afirma que organizações de todos os setores, incluindo a administração pública, o setor da saúde e as infraestruturas críticas tiveram um aumento de 29% do número de ciberataques sofridos nos últimos 6 meses.

O maior crescimento foi registado na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) com um aumento de 36% de ataques. Logo de seguida ficaram as Américas (34%) em terceiro a APAC (13%).

ciberataques a nivel mundial

Foi durante o presente ano que a empresa viu surgir uma nova técnica de ransomware, apelidada de Tripla Extorsão. Em vez de se tratar de um ataque à empresa com o intuito de pedir largas quantias de dinheiro em troca de não divulgarem os dados roubados, acresce o facto de ser enviado aos cliente o mesmo pedido (mas numa quantia inferior) para que estes não vejam os seus dados pessoais/particulares divulgados publicamente.

Segundo o relatório em questão, em 2021, a média semanal de ataques por organização da EMEA foi de 777, que corresponde ao tal aumento de 36%. Nos EUA a média foi de 443 ataques semanais e na APAC correspondeu a 1338 ciberataques a cada semana.

A Europa em concreto sofreu um aumento de 27% de ataques a a América Latina o crescimento foi de 19%.

Hacker PC Virus Ataque Ransomware Nobelium

Na primeira metade do ano o número de ataques ransomware a organizações teve um aumento de 93% quando comparado com o período homologo. Também foi possível concluir que os ataques em cadeia começam a ser uma tendência sendo exemplo dessa situação o recente ataque à empresa Kaseya.

O relatório aponta que o ransomware vai continuar a aumentar mesmo com todos os esforços que têm sido implementados por todo o mundo para combater estes ataques. A Check Point aponta que a popularização dos ataques que atingem vítimas colaterais exigirá uma estratégia de segurança específica que procure minimizar estes danos.

glorious forge globaldata

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory